4 dicas para planejar um home office

Com a facilidade de estarmos conectados em qualquer lugar, o trabalho saiu do escritório e agora nos acompanha durante todas as horas do dia. Pensando nisso, o conceito atual do escritório em casa surgiu com a vida hiperconectada, criando um ambiente de trabalho no conforto do lar.

O home office (escritório em casa) é um ambiente projetado para você trabalhar em casa. Porém, o termo “home office” também é frequentemente utilizado como nomenclatura para o método de trabalho à distância.

Algumas empresas permitem a flexibilização do horário de trabalho, inserindo dias em home office. Outras organizações são conhecidas por serem “home based”, ou seja, totalmente baseadas em casa, com cada colaborador trabalhando em seu ambiente individual.

Adotar o home office como metodologia de trabalho à distância garante diversos benefícios: você pode ficar mais tempo com a família, seu dia ganha algumas horas a mais que seriam gastas no trajeto até a empresa e, normalmente, você tem a liberdade de trabalhar nos horários que lhe são convenientes. Você também pode ter maior produtividade e conforto por estar em seu próprio ambiente etc.

Porém, mesmo sem trabalhar à distância, ter um escritório no ambiente doméstico é uma comodidade para quando for preciso dar continuidade ao trabalho durante os períodos fora do expediente. Por exemplo, líderes como Tim Cook (Apple) e Jeff Bezos (Amazon.com) trabalham em seus escritórios domésticos durante o desenvolvimento de seus principais projetos.

Planeje o seu home office

O objetivo do home office é ser um ambiente que ajude a manter o foco nas atividades a serem realizadas. Por isso, não é bom que seu espaço seja improvisado ou desorganizado. É essencial que ele possua todos os recursos necessários para que seja possível realizar o seu trabalho sem complicações:

Tenha um espaço reservado para trabalhar, sem barulhos ou incômodos. Não tente realizar improvisos no quarto ou na sala de estar. Reserve um cômodo para servir como escritório.

Faça o home office parecer um escritório. Cadeira executiva, computador, impressora, mobília para escritório e tudo o que for preciso. Deixe seu espaço de trabalho inspirador e formal, evitando distrações.

Tenha horários rígidos. Mesmo em casa, controle seus horários e crie hábitos que ajudem o seu cérebro a entender que “agora é hora de trabalhar”.

Tenha momentos de descanso: não trabalhe 24h por dia, mesmo nos finais de semana. É comum, no trabalho em casa, as horas passarem sem percebermos. Programe pausas estratégicas para melhorar sua produtividade, espairecer a mente e evitar o cansaço extremo.

Tendências para home offices

Diversos grupos online sobre produtividade no trabalho têm surgido na Internet, com usuários compartilhando e discutindo pautas relacionadas ao home office e ao uso de metodologias de trabalho remoto, inclusive mobiliário, criando novas tendências.

No Brasil, o principal blog sobre home office possui um nome bem sugestivo: Adoro Home Office. No blog, a jornalista Marcia Breda escreve sobre espaços de trabalho em casa, além de compartilhar tendências e preparar conteúdos especiais para quem deseja se aventurar no método de trabalho do Século XXI.


Warning: Parameter 2 to wp_hide_post_Public::query_posts_join() expected to be a reference, value given in /home/marelcom/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286